FAQ – Gravação de Câmeras IP Intercom

  • Por que usar um serviço de gravação de câmeras IP?

Câmeras IP permitem monitorar um ambiente em tempo real, pela Internet. Mas não é viável monitorar constantemente, daí a necessidade de um serviço de gravação das imagens.

  • Como funciona a gravação de câmeras IP?

Esta figura ilustra os vários elemetos envolvidos num sistema de gravação de câmeras IP:

A gravação ocorre em servidores com software especializado, instalados em datacenter da Amazon Web Services. A câmera IP é configurada para enviar as imagens para serem capturadas pelo software de gravação. A visualização pode ser feita por qualquer computador, smartphone ou tablet com acesso à Internet.

  • Tenho uma banda-larga Internet, via cabo/rádio/telefone, consigo usá-la para gravação?

Sim, uma banda-larga convencional tipo Net Virtua ou Telefonica Speedy ou serviço de rádio, permite até 2 câmeras IP enviar suas imagens para serem gravadas.

  • Tenho uma banda-larga 3G, consigo usá-la para gravação?

Não é recomendada, porque não há garantias de banda disponível, e a latência (demora para transmissão de imagens) é grande e varia muito ao longo do dia.

  • Quais modelos de câmeras IP são compatíveis com o serviço de gravação?

Há muitas marcas e modelos de câmeras IP à venda no mercado. Como regra geral, câmeras que permitem visualizar sua imagem com browsers Google Chrome ou Mozilla Firefox podem ser gravadas. Câmeras que só permitem visualização de imagens pelo Microsoft Internet Explorer não são compatíveis, pois requerem componentes ActiveX especializados.

  • Quais são as modalidades de gravação?

Oferecemos 2 modalidades: gravação contínua ou por movimento. A gravação contínua é continuamente, 24 horas por dia. A gravação por movimento ocorre apenas quando o software de gravação detectar movimentos dentro de uma área de alarme pré-definida.

  • O que é uma área de alarme?

É uma região pré-definida dentro do campo de visão da câmera IP, dentro da qual qualquer movimento detectado irá disparar a gravação de uma sequência de imagens. Exemplificando: uma câmera IP instalada para monitorar um quintal não deve gravar imagens quando haja animais pequenos andando dentro dele, mas deve gravar caso algum ladrão pule o muro.

  • Qual é a qualidade das imagens gravadas?

A grande maioria das câmeras IP fornecem imagens coloridas com duas resoluções: VGA (640×480) ou QVGA (320×240), mas a qualidade das imagens gravadas fica condicionada à velocidade de subida do link Internet. Uma banda-larga a cabo normalmente suporta gravação de 2 câmeras IP transmitindo imagens   coloridas QVGA a 2 imagens por segundo.

  • Como posso ver as imagens gravadas?

O sistema de gravação oferece uma interface de visualização via browser. Cada assinante do serviço terá seu próprio login/senha, e poderá visualizar apenas as suas próprias imagens. As gravações são indexadas por data/hora, e podem ser baixadas e armazenadas nos computadores dos próprios assinantes.

  • Posso guardar as imagens gravadas?

Com certeza. As imagens gravadas podem ser “baixadas” para o HD de um PC, através da interface de visualização via browser, para armazenamento permanente.

  • Por quanto tempo ficam as imagens gravadas ficam disponíveis?

Oferecemos retenção de até 30 dias. Após o período de retenção, as imagens são apagadas automaticamente. Períodos maiores de retenção são possíveis após avaliação técnica.

  • Outros assinantes conseguem ver as imagens das minhas câmeras? Tenho privacidade?
Sim, a privacidade é total. Cada assinante verá apenas a(s) própria(s) câmeras.
  • Com a gravação, ainda consigo monitorar minha câmera IP pelo browser, smartphone ou tablet?

Sim, o serviço de gravação é independente à monitoração das câmeras IP pelo browser ou aplicativos smartphone e tablet.

Sim, o serviço de gravação é independente aos controles das câmeras IP.