Linux e câmeras IP

Desenvolvemos recentemente um projeto de monitoração patrimonial distribuída baseada em câmeras IP e Linux.

Os pré-requisitos foram:

  • Transmissão de imagens para Internet, para permitir sua visualização por várias pessoas em vários locais distintos.
  • Gravação de imagens por eventos. Os eventos de gravação devem ser definidos de forma flexível.
  • As câmeras estão espalhados em vários bairros de São Paulo e cidades do Interior de SP; suas imagens devem ser centralizadas em uma única interface. Novas câmeras serão adicionadas com frequência.

A solução implementada está baseada no uso de câmeras IP wireless Foscam FI8905W, uma câmera em cada localidade, usando links de banda larga existentes para transmitir suas imagens para um servidor Linux executando o software Zoneminder.

Zoneminder é um conjunto integrado de aplicativos que fazem a captura, análise, gravação e monitoração de qualquer câmera IP, USB ou CFTV (via placa de captura Geovision). É construído sobre Video For Linux (V4L), e possui vários “daemons” que fazem a captura e análise de imagens. Sua interface web, baseada em Apache, PHP e MySQL, permite a monitoração das câmeras em tempo real e a organização e visualização de eventos gravados.

Zoneminder foi instalado em uma instância m1.small de servidor Ubuntu Lucid 64-bits,  criada na Amazon Web Services São Paulo, com armazenamento EBS inicial de 50GB que poderá ser expandido incorporando novos volumes EBS conforme necessidade. As câmeras IP foram configuradas para transmitir suas imagens a 4 quadros por segundo, um compromisso entre o tráfego de vídeo gerado e a banda disponível para upload Internet.

Este projeto foi executado em 2 semanas e contou com a flexibilidade da Amazon Web Services. O custo mensal de operação é da ordem de R$ 250,00, para 7 câmeras IP.