Servidor Linux com Gerenciador Web – Zentyal

Recentemente adotamos Zentyal Community Edition como solução de servidor Linux para clientes que não têm equipe própria de TI.

Administrar servidores Linux/Unix tem sido domínio de quase-nerds. Executar comandos em terminal de texto, múltiplos arquivos de configuração com dezenas ou centenas de parâmetros, mensagens de erro obscuros assustam a maioria das pessoas, inclusive profissionais de TI experientes.

Zentyal é uma das alternativas para facilitar o uso de Linux como servidor. Construído sobre Ubuntu Server, apresenta uma interface web muito atraente e polida, e empacota funções pré-definidas de servidor (arquivos, proxy, firewall, email, etc.). Ao esconder detalhes de configuração de pouca utilidade na maioria das situações, torna o servidor Linux muito mais simples de administrar.

No entanto, a opção pela simplicidade tem seu preço: Zentyal é um aplicativo fechado, e não permite intervenções por administrador Linux/Unix em configurações geradas por ele. Nestes casos, nossa opção recai no Webmin.