Voxblue – Migração de Infraestrutura Cloud

Recentemente, a Intercom executou uma migração típica “cloud/cloud”: mudamos uma estrutura de servidores Linux anteriormente hospedados na Linode.com para Amazon Web Services, para a empresa Voxblue.

A Voxblue possui um conjunto de ferramentas Internet voltadas para comunicação empresarial via email e redes sociais. Atua no segmento corporativo. Anteriormente, hospedava seus servidores Linux na Linode.com, que é um provedor de serviços Linux VPS/Cloud com excelente reputação técnica e no atendimento, e apresentava custos razoáveis.

A migração foi precedida por minucioso estudo de viabilidade. Os recursos técnicos de “cloud computing” – CPU, memória, espaço de disco, banda de Internet, snapshots, backups, balanceadores, DNS, etc., foram avaliados e dimensionados de forma equivalente. Um ambiente de testes foi montado com AWS, idêntico ao ambiente existente na Linode.com, para testar as funcionalidades das aplicações Voxblue. Um detalhado plano foi definido para execução da migração na data de corte estabelecida.

A principal razão para a migração foi econômica. A Linode.com oferece vários pacotes de serviços pré-determinados (número de CPUs, quantidade de memória, espaço de disco, volume de tráfego mensal – veja os planos aqui), com pagamento antecipado mensal, e oferece descontos de 10% para assinaturas pré-pagas de 1 ano, e 15% para 2 anos. Mas a Amazon Web Services oferece um desconto vencedor: para Instâncias Reservadas por 3 anos com pagamento antecipado, o desconto chega a 75%!  Tendo um plano agressivo de crescimento da Voxblue nos próximos 36 meses, manter a plataforma estável e operacional num mesmo provedor de “cloud computing” por 3 anos é uma boa decisão de planejamento. O resultado desta migração é uma redução de custo operacional de datacenter da ordem de 80%, liberando recursos que serão injetados para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.