vTiger CRM

Conforme seu crescimento, qualquer empresa depara com a necessidade da escolha de uma ferramenta CRM. A Intercom já utiliza Best Practical Request Tracker como issue-tracker; agora chegou a vez de escolher uma ferramenta CRM para as áreas comercial e marketing.

Wikipedia define CRM como “um modelo largamente utilizado para gerenciar as interações de uma empresa com clientes, contatos e prospecção de vendas. Envolve o uso de tecnologia para organizar, automatizar e sincronizar práticas de negócios – principalmente para atividades de vendas, mas também aquelas para marketing, atendimento a cliente e suporte técnico”.

Uma simples pesquisa no Google mostra uma enorme gama de alternativas. Existem os nomes de pesos-pesados (Oracle CRM, SalesForce, Microsoft Dynamics CRM), existem os inúmeros produtos de empresas menores, existem os GPL e/ou “community” (SugarCRM, Vtiger,Compiere, Cream), e existem os baseados em modelo SaaS (Zoho,  Salesforce Cloud, Microsoft Dynamics Cloud).

Optamos por instalar nosso próprio servidor CRM por várias razões: queremos uma aplicação LAMP; já temos uma estrutura de servidores cloud – web, banco de dados, DNS, email, etc.; temos extenso know-how técnico; não queremos guardar dados comerciais em provedores SaaS; e não queremos ter custos recorrentes adicionais. No final, a escolha ficou entre SugarCRM e vTiger. Pela comparação entre os dois, optamos por vTiger.

O processo de instalação foi surpreendentemente fácil. Baixamos o código (atualmente, versão 5.4.0), copiamo-no na pasta adequada e setamos devidamente owner para apache:apache, e apontamos o browser para iniciar um wizard de instalação. Após alguns poucos passos (upgrade ou instalação, verificação de requisitos PHP – alguns parâmetros exigidos pelo Vtiger são contrários aos recomendados em php.ini para sistemas de produção LAMP -, configuração de banco de dados Mysql – criamos o banco de dados e o usuário Mysql via linha de comando – e alguns parâmetros de sistema, e escolha de pacotes de funções e linguagens). Depois de 5 minutos, já temos a tela de login do Vtiger CRM.

Os próximos passos são a criação de usuários e começar a cadastrar clientes e contatos. Esperamos conseguir maior agilidade e transparência nos processos comerciais e de marketing.